Água com cloro realmente faz mal?

Água com cloro realmente faz mal?
26 de fevereiro de 2021 adminwp
Água Filtrada
agua com cloro

A água é uma parte vital de nossas vidas – especialmente a água da torneira que entra em nossas casas. A maioria dos brasileiros bebe água da torneira regularmente. Por conta disso, muitas pessoas se perguntam se beber água com cloro realmente faz mal. Se você também está interessado nesse assunto, continue a leitura deste artigo que a Apol Filtros fez especialmente para você.

Beber cloro é prejudicial? Beber água que contém cloro não fará mal a você imediatamente, mas pode ter efeitos colaterais a longo prazo. Abaixo, discutiremos alguns dos efeitos do consumo de cloro e vamos sugerir algumas maneiras de evitar o excesso de cloro na água.

O cloro na minha água potável é perigoso?

Nas concentrações encontradas na água potável, o cloro não é tóxico para os humanos. Muitos municípios adicionam cloro à água para ajudar a matar organismos prejudiciais, como vírus e bactérias, que podem nos deixar doentes se os ingerirmos. Essa capacidade de desinfecção também é o motivo pelo qual as piscinas adicionam cloro à água.

Embora o cloro diluído não seja tóxico, ele ainda pode ter efeitos prejudiciais, que discutiremos a seguir. Além disso, o tratamento com cloro não garante que a água potável contenha zero microrganismos prejudiciais – alguns podem desenvolver resistência ao tratamento com cloro .

Qual é o perigo do cloro na minha água da torneira?

Ingerir cloro com a água da torneira pode ter vários efeitos adversos à saúde. Alguns desses efeitos ocorrem porque o cloro tende a formar trihalometanos. Os trihalometanos (THMs), incluindo o clorofórmio, se formam quando o cloro reage com minúsculas partículas orgânicas encontradas na água. Esses compostos químicos têm sido implicados em vários resultados adversos à saúde. Abaixo estão alguns dos efeitos potencialmente prejudiciais da água com cloro:

Sintomas de asma

Um estudo sugere que a exposição ao cloro em piscinas está associada ao aumento dos sintomas de asma induzida por exercícios em nadadores, mesmo que os nadadores não tenham tido sintomas de asma anteriores. Se você tiver problemas respiratórios, respirar cloro pode agravar os sintomas.

Alergias alimentares

Outro estudo recente analisou os efeitos dos diclorofenóis , que são usados ​​tanto em pesticidas como na cloração da água. O estudo descobriu que os participantes com os níveis mais altos de diclorofenóis em seus corpos eram mais propensos a ter mais alergias alimentares.

Sabor e cheiro desagradáveis

Mesmo que os níveis de cloro na água potável sejam seguros, o cloro pode transmitir um gosto ou cheiro ruim. Quando a água tem gosto ou cheiro ruim, você provavelmente ficará menos entusiasmado com a ingestão, e beber pouca água pode causar desidratação. Quando sua água é desagradável para beber, você e sua família também estão mais propensos a consumir bebidas menos saudáveis, como refrigerantes, ou a comprar água engarrafada, o que tem seus próprios inconvenientes.

Como remover o cloro da água potável?

Uma das melhores maneiras de remover o cloro da água de sua casa e prevenir os efeitos colaterais do cloro é usar filtros de água com carvão ativado. Além de remover todas as impurezas da água, ele também irá eliminar todo o cloro e oferecer para você e sua família uma água cristalina e de qualidade.

Navegue pelo site da Apol Filtros e conheça todos os modelos que temos à sua disposição.