Qualidade da água: conheça os 03 parâmetros para avaliação!

Qualidade da água: conheça os 03 parâmetros para avaliação!
11 de maio de 2022 adminwp
Blog
Qualidade da água: conheça os 03 parâmetros para avaliação!

Você já cometeu o erro de pensar que por ser totalmente cristalina a água era ideal para consumo? É bastante comum o pensamento de que água cristalina, sem odor e sem sabor é de boa qualidade para ser consumida, mas acontece que boa parte da contaminação que pode estar presente na água não é possível de ser vista a olho nu. Sendo assim, como é realizada a avaliação que determina a qualidade da água?

Continue lendo para conhecer os 3 parâmetros para avaliação da qualidade de água:

Avaliação de parâmetros físicos da água

Todas aquelas características citadas anteriormente (cor, odor e sabor) entram nesta categoria de parâmetros. Além disso, essa parte da avaliação inclui aspectos como viscosidade, turbidez, capacidade de condução elétrica e a presença de impurezas sólidas que podem ser vistas a olho nu.

Na avaliação de parâmetros físicos da água, o ideal é que o líquido seja inodoro, sem sabor, que não se apresente em temperaturas elevadas, tenha intensidade de cor inferior ao de cinco unidades, turbidez inferior a uma unidade e seja capaz de conduzir eletricidade.

Avaliação de parâmetros químicos da água

A avaliação de parâmetros químicos da água indica aspectos como o pH, alcalinidade, dureza e alguns componentes químicos presentes na água, como os cloretos, ferro e manganês, nitrogênio, fósforo, fluoretos e oxigênio.

Para que a água esteja dentro do padrão estabelecido para esta categoria, é necessário que apresente pH médio 7 (podendo estar entre 6 e 9), baixo nível e alcalinidade, com dureza máxima de 500mg/L, apresentando quantidade máxima de 250mg/L de cloretos, máxima de 1,0mg/L de ferro, máxima de 0,05mg/L de manganês, 10mg/L de nitrogênio, baixo nível de fósforo, e máxima de 1,0mg/L de fluoretos.

Avaliação de parâmetros biológicos

A avaliação dos parâmetros biológicos da água consiste basicamente na indicação da presença de coliformes e algas no líquido. No caso dos coliformes fecais, quando encontrados, indicam que houve contato da água com esgotos, classificando-a como água contaminada. Já as algas, que estão comumente presentes no ambiente aquático e possuem função importante nesse ambiente, não devem aparecer em grande quantidade na água considerada como boa para consumo, para que os aspectos físicos não sejam alterados.

  Atendimento 2

  Atendimento 1