Refrigeração por compressor ou placa eletrônica?

Refrigeração por compressor ou placa eletrônica?
17 de julho de 2019 adminwp

No mercado de purificadores de água existem duas tecnologias para refrigerar: por compressor ou placa eletrônica. Neste artigo vamos esclarecer algumas diferenças e vantagens básicas entre um ou outro.

Mas primeiro, como cada um funciona?

O modelo de placas eletrônicas utiliza pastilhas termelétricas, elas atuam através de um efeito conhecido como “Peltier”. Na prática, este sistema é levado em conta para eletrônicos como microprocessadores ou outros que exigem pouco espaço e menor capacidade de resfriamento. Pois, mesmo em reservatórios menores, as placas eletrônicas podem demorar horas para conseguir resfriar e manter a água em temperatura agradável.

A tecnologia de compressor de ar mantém um gás refrigerante comprimido e que circula pelo aparelho. É similar ao sistema de um ar-condicionado ou uma geladeira. É importante ressaltar que, graças ao avanço tecnológico, este gás não possui algum efeito nocivo à água do purificador ou mesmo ao meio ambiente. Para países com temperaturas tropicais como o Brasil, não é recomendado um refrigerador que funcione à base de placas eletrônicas porque esta precisa aquecer para funcionar, o que exige ainda mais e atrasa o funcionamento e do equipamento.

Diferente das placas eletrônicas, os compressores não precisam da troca de calor para gerar resfriamento. Dependem somente do gás, de forma que se o resfriamento não estiver ocorrendo da forma apropriada, a maior chance é de que haja algum vazamento do gás.

Como o compressor é bem mais eficiente, vamos listar seus principais benefícios:

– Capacidade de resfriar maior quantidade de água em menor tempo – perfeito para ambientes com maior circulação de pessoas, resfria altas quantidades de água num tempo reduzido se comparado às placas eletrônicas;

– Maior durabilidade – Como é um sistema que funciona sem muita exigência energética e não é frágil como um componente elétrico, gasta-se menos com manutenção e se pode manter o equipamento durante muito mais tempo sem troca.

– Economia – São diversas as economias: por ter maior potência de resfriamento, o aparelho ficará ligado durante menos tempo, cerca de 4x menos. Consequentemente, consumirá menos energia e terá maior longevidade. Além disso, como é mais durável, também se economiza na manutenção.

Como podemos observar os motivos para preferir os purificadores com a tecnologia de compressor de água.

Aqui na Filtros Apol trabalhamos apenas com esta tecnologia em nossos purificadores. Possuímos diversos modelos para atender todas as exigências de água purificada, com modelos que auxiliam tanto na saúde quanto na beleza do ambiente.

Consulte nossos modelos e entre em contato conosco!

  Atendimento 2

  Atendimento 1